Blog

Voltar Conheça a História do Café

CONHEÇA A HISTÓRIA DO CAFÉ

15 de Outubro de 2019

Você sabia que o surgimento do café teve seus primeiros registros em meados do século IX, na região da Etiópia, e que a partir da África, disseminou-se para diversas regiões do mundo?

O termo café vem da palavra qahwa, que significa “vinho”, devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe.

Uma antiga lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que seus carneiros costumavam ficar mais espertos quando comiam as folhas e frutos de um determinado cafeeiro, e após experimentar os frutos da planta, sentiu maior vivacidade e disposição. O conhecimento da bebida disseminou-se e no século XVI, onde o café era utilizado no Oriente Médio, sendo torrado pela primeira vez, na Pérsia.

Seu primeiro cultivo no Brasil foi por meio de um militar português, Francisco de Melo Palheta, em meados de 1670, no estado do Pará, após ser enviado pelo governo para uma conciliação na fronteira com a Guiana Francesa, que já cultivava o plantio.

Por suas características tropicais e com grande quantidade de solo fértil, o Brasil encontrou oportunidade se tornando o maior produtor do mundo, atualmente.

 

Fonte: Eventbrite